Sobre o INEP

Instituto de Eletrônica de Potência – INEP

O Instituto de Eletrônica de Potência (INEP) surgiu a partir do Laboratório de Máquinas Elétricas e Eletrônica de Potência (LAMEP), que foi criado em 1980 e, ao longo dos anos, passou a desenvolver atividades ligadas à Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2372326244004269).

Atualmente, a equipe do INEP é formada por sete professores doutores e especialistas que se dedicam a pesquisas relacionadas aos fundamentos do processamento eletrônico da energia elétrica, bem como às aplicações industriais e comerciais de conversores estáticos. A equipe também conta com um secretário executivo e um técnico de apoio, além de alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores visitantes.

A equipe do INEP trabalha para assimilar, gerar e transmitir conhecimento científico e tecnológico, na área de eletrônica de potência e acionamentos elétricos, visando melhorar a qualidade da vida. Além disso, atua na formação engenheiros especialistas em eletrônica de potência e acionamentos elétricos, em níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas no INEP são divulgados em congressos renomados, periódicos com elevado fator de impacto, seminários, palestras, dissertações, teses e livros. O INEP também mantém cooperação com diversas empresas e instituições nacionais e internacionais, por meio de consultoria técnica para repasse de tecnologias, desenvolvimento de novos processos e homologação de produtos.

As instalações físicas do INEP perfazem uma área total de cerca de 1000 m2 que compreendem seus vários laboratórios, além das instalações de seu setor administrativo, que incluem uma secretaria, salas para professores, pesquisadores e alunos, biblioteca, sala de reuniões e auditório.